Se você quer entrar neste negócio, existem certas coisas que você deve saber sobre a indústria fonográfica, coisas estas que poderão lhe ajudar a ser ouvido e, possivelmente, conseguir um contrato.
Em primeiro lugar, muitos passos devem ser dados antes de você subir ao palco do Metropolitan e, em segundo, uma vez que não existe um método garantido de lhe tornar um ídolo das platéias, existem duas perguntas muito importantes a serem respondidas, na medida em que você começar a perseguir uma carreira de artista profissional: "Como vou saber o que os representantes do A&R das gravadoras estão procurando ?" e "Como faço para ter meu trabalho ouvido por esses A&R?". Ah, caso você não saiba, A&R é o Departamento Artístico de cada gravadora e, de agora em diante, vou me referir aos seus representantes apenas como A&R.
Bem, de uma maneira geral, esses A&R procuram um pacote global no artista, incluindo (1) a habilidade da performance, (2) o som da voz ou da música numa demo ou DAT; (3) o visual e a identidade, e (4) a quantia de dinheiro a ser investida .
Naturalmente, saber os interesses básicos de cada A&R não responde à pergunta "Como vou saber o que esse pessoal está procurando?". O fato é que, dadas as regras estabelecidas pelas gravadoras, cada A&R tem o seu próprio método para achar e selecionar talentos, e é muito importante entender que cada A&R é diferente. Melhor do que se tornar frustrado com a falta de semelhança entre cada um, o que faz com que se tenha de começar tudo de novo a cada A&R, um artista deve aprender a se adaptar a uma variedade de situações.
Então, como você se apresenta na indústria fonográfica ? Já ouvi estórias de A&R de como eles assinaram com artistas através de músicas ou vozes de secretária eletrônica ou fitas demo completamente caseiras. Contudo, esses casos são raros e a realidade é que a indústria fonográfica visa o lucro, não estórias pessoais interessantes sobre como alguns artistas iniciantes atingiram o sucesso.
Se você está decidido a levar adiante a sua carreira, você pode maximizar suas chances de ser visto e ouvido adotando uma postura profissional e preparando o melhor pacote de divulgação que você puder. Melhor que gastar dinheiro em muitas fitas demo de três ou quatro músicas, economize seu dinheiro e organize o seu tempo: faça uma pré-produção adequada, contrate um estúdio que lhe dê uma gravação completa com o dinheiro que você pode gastar e produza um disco (DAT ou CD) com dez faixas de qualidade profissional. Se o dinheiro é limitado e pequeno, use fitas cassete virgens de excelente qualidade e, quando você puder, tenha a sua gravação "master" feita num CD ou num DAT.
Este processo requer paciência, persistência e profissionalismo. Não por coincidência, essas qualidades são exatamente aquelas (junto com o talento, é claro) preferidas pelos A&R quando procuram novos artistas. Uma gravação de alta qualidade vai provar que você pode por si mesmo produzir um trabalho excepcional e, igualmente importante, dentro do seu orçamento. Quando o A&R tiver um orçamento pequeno e se deparar com decisões difíceis sobre como distribuir esse orçamento dentre os artistas que ele quer contratar , o empenho e profissionalismo de seu trabalho podem contribuir e muito para que você assine o contrato.
Somado a uma fita demo de alta qualidade, você deve ter um pacote de divulgação que incluia uma fotografia profissionalmente tirada que capte a sua essência de artista. Complementando-a, prepare uma biografia profissional para o A&R. Faça-a sucinta e objetiva – uma página é suficiente. Finalmente, se você dispuser delas, inclua algumas críticas de jornais e revistas (escolha apenas algumas dentre as melhores). Isso mostrará ao A&R que sua performance e habilidades musicais já foram apreciadas favoravelmente e você tem algum espaço na mídia. Você pode, ainda, dar um novo formato a essas críticas reproduzindo apenas as melhores partes ou destacando com "lumi color". Todas essas informações devem ser colocadas num "folder" simples. O formato que você escolher para o seu pacote é muito importante e vai demonstrar ao A&R que você não só é profissional, mas criativo também.
Uma vez que você tenha preparado seu kit de divulgação, é hora de fazer a pergunta: "Como posso fazer para ter a minha música ouvida?" Inicialmente, é altamente recomendável investigar e procurar o desenvolvimento de selos independentes. O seu interesse nestas pequenas, porém mais acessíveis gravadoras, pode provar sua capacidade de ter seu trabalho comercializado. Por causa dos gastos com os grandes artistas, já consolidados no mercado, as grandes gravadoras não têm muito dinheiro orçado para os artistas novos, i.e., os iniciantes que, consequentemente, são menos lucrativos.
Mas por que pensar assim? Gravadoras menores e selos independentes podem lhe auxiliar a desenvolver sua carreira e, geralmente, são mais tolerantes do que as grandes nos chamados "segmentos alternativos". Ao contrário das grandes, elas procuram lucrar assinando com artistas desconhecidos que tenham potencial. Você vai ser muito mais exposto e terá mais probabilidade de ser notado por uma "major" por fazer parte do "cast" de um selo menor do que apresentando àquela e às escuras uma fita demo com quatro músicas. Ah, se você não tiver entendido, "major" é a denominação dada às grandes gravadoras. Ademais, é importante entender que a maioria dos selos independentes confia a distribuição do seu catálogo a uma "major". Esses contratos de distribuição incluem cláusulas de opção que permitem às grandes gravadoras "pescarem" um artista de sucesso de um selo independente.
Quando você estiver pronto para encaminhar sua fita demo para uma gravadora, faça uma aproximação profissional. Ao invés de desperdiçar dinheiro em telefonemas (às vezes interurbanos), apenas para ficar "na espera" e talvez ser colocado na situação de perder o tempo do A&R na hora errada, tente a seguinte estratégia: mande uma carta aos cuidados do representante do A&R da gravadora desejada (ou uma para cada uma de todas, o que é mais recomendável), não se esquecendo de mandar essa carta num formato profissional, i.e., em computador e num papel que não seja "de pão". Se você não souber corretamente o nome da pessoa para contato e/ou o departamento, não mande sua carta para qualquer pessoa que trabalhe lá ou para o presidente da gravadora. Ao invés disso, mande sua carta aos cuidados do departamento, se existir essa divisão, que mais provavelmente lida com o seu tipo de música, qual seja, pop, MPB, romântico, rap, sertanejo, etc. Isto pode requerer um pouco de pesquisa da sua parte (incluindo um telefonema ao departamento da gravadora ao qual você mandou sua carta para se assegurar que ela lá chegou), mas também vai lhe ajudar a prevenir atrasos desnecessários ou falhas do correio. Bem, na carta, que não terá mais de uma página, sucinta e objetivamente conte ao A&R que tipo de artista você é, bem como encaminhe sua fita demo. Caso não seja do interesse da gravadora, ela lhe será devolvida por correio ou ficará à sua disposição, por um prazo determinado, lógico, na recepção do escritório da gravadora. Porém, se você tiver se apresentado dessa maneira, i.e., com a carta + biografia + demo, é muito mais provável que o A&R leia e ouça seu trabalho, aumentando suas chances de que ele se interesse, agora ou numa próxima oportunidade.
Finalmente, é importante lembrar que enquanto os A&R podem estar procurando pelo que eles gostem, as gravadoras estão num momento de mercado de promover artistas apenas até o ponto em que eles dêem retorno financeiro. Isso é a realidade e significa que o que for "top" em Junho pode não ser tão "top" em Dezembro e, então, uma gravadora que não quer seu trabalho agora pode querê-lo amanhã. Portanto, faça o seu trabalho artístico como você acredita deva ser feito e mantenha uma postura profissional. E se você tiver talento e um pouco de sorte, as portas podem se abrir.©
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